Secretário tira dúvidas sobre taxa do lixo
Matéria via DS / Postado dia 12-07-2018

Na próxima segunda-feira vence o boleto para o pagamento da taxa do lixo, em cota única, daqueles contribuintes que não receberam a cobrança nas faturas de água, e receberam pelos Correios. Para muitas pessoas, no entanto, os valores e a forma de cobrança ainda geram algumas dúvidas.

De acordo com o secretário da Fazenda de Tubarão, Raphael Bianchini da Silva, os valores da cota única levam como referência a quantidade de dias nos quais o caminhão de lixo passa em determinada rua, e também se o imóvel é residencial, comercial, industrial, entre outros.

Os valores variam de R$ 94,05 a R$ 391,86 para as residências e para o setor agropecuário; de R$ 125,40 a R$ 525,09 para os imóveis comerciais; de R$ 188,10 a R$ 807,25 para os imóveis industriais; e de R$ 141,08 a R$ 579 para prestadores de serviços. 

“Quem optou pelo pagamento cobrado na conta da água, o valor veio parcelado. Quem não fez esta opção, o boleto veio em cota única. É possível alterar a forma de pagamento, mas o parcelamento só poderá ser feito se a opção for a cobrança na fatura da água”, afirma Raphael. 

“Caso desejar alterar, se for em uma casa, basta que o morador leve sua fatura de água até a Central do Cidadão, para fazer a alteração e a atualização cadastral. 

Em caso de prédios que não tenham vindo na conta da água, e sim para os apartamentos individualmente, é preciso que o síndico solicite a alteração”, explica.

Em alguns casos, o valor veio diretamente via Correios, porque o imóvel pode estar com o cadastro incompleto ou não atualizado, entre outros. “Por isso, em caso de dúvidas, é importante vir até a Central do Cidadão, que todas as questões serão elucidadas. O horário de funcionamento é das 13h às 18h”, pontua o secretário.


Cobrança dupla

Alguns moradores também reclamaram que receberam a conta duplicada, tanto pela conta de água como através de boleto em cota única. Neste caso, segundo o secretário Raphael Bianchini, houve algum erro, e deverá ser retificado. “Ninguém deverá pagar duas vezes. Ou será pela conta da água, ou pelo boleto em cota única. Se tiver vindo duplicado, deverá ser retificado diretamente na Central do Cidadão. Basta que o cidadão venha até aqui e solicite a retificação”, afirma.



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