Multa alerta para redução de acidentes
Matéria via DS / Postado dia 13-06-2018

Preocupada com o alto índice de acidentes, após a campanha de alerta para a fiscalização através de videomonitoramento, a Polícia Militar (PM) de Capivari de Baixo tem flagrado e autuado motoristas que cometem infrações de trânsito na cidade. A medida adotada desde o início de maio tem gerado discussão na cidade. 

Dentre as infrações cometidas e flagradas pelos policiais através das 20 câmeras espalhadas pela cidade estão ultrapassagens irregulares, veículos estacionados em local proibido e carros estacionados em calçadas e na faixa de pedestres. Em flagra feito pela PM, é possível ver crianças seguindo pela pista de rolagem, por não terem espaço para trafegarem na calçada. O motivo: o veículo estava em cima do espaço destinado a pedestres. 

A forma de autuação, de acordo com o comando da PM de Capivari de Baixo, está em conformidade com o Código de Trânsito e Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Desde fevereiro é feito alerta sobre a fiscalização. Colocamos placas informando, produzimos material gráfico e 
distribuímos em blitzes educativas”, diz o comandante da PM da cidade, tenente Alan Pereira Wiggers. 

“Procuramos fazer um projeto transparente. Em fevereiro, afixamos 30 placas na cidade alertando que as vias eram fiscalizadas por câmeras. Em março, realizamos a divulgação na imprensa. Em abril, fizemos blitzes educativas, e, em maio, passamos a autuar os motoristas que cometem infrações”, informa o comandante. 

Ainda de acordo com o comandante, Capivari de Baixo teve cerca de 320 acidentes em 2017, 97 deles deixando pessoas feridas. “Já tivemos morte nesse trecho onde as ultrapassagens estão sendo coibidas e até mesmo no Centro da cidade. Os condutores precisam se conscientizar de que é preciso respeitar a lei de trânsito, e que o desrespeito gera consequências (danos materiais, vidas perdidas, pessoas machucadas ou infração de trânsito)”, analisa Wiggers.



Veja Também
Waguinho projeta duelo difícil: ‘dois times fortes’
Homem é assaltado enquanto esperava lanche

Um homem de 32 anos foi assaltado na madrugada de ontem, em Tubarão. De acordo com a Polícia Militar (PM), ele relatou que aguardava seu lanche em um estabelecimento, na avenida Pedro Zapelini, quando foi abordado por dois homens encapuzados. Com uma arma em mãos, a dupla desceu de uma caminhonete Range Rover, com placas de Capão da Canoa, do Rio Grande, e anunciou o crime. 

Eles mandaram a vítima entregar a caminhonete Hilux, o celular, o dinheiro e falaram para que corresse, caso contrário atirariam. Depois do assalto, na manhã de ontem, o carro foi recuperado. O veículo estava em Jaguaruna. 

No dia anterior, outro assalto semelhante foi registrado em Jaguaruna. O carro foi recuperado em Arroio do Silva, e três homens foram presos. O rastreador do veículo contribuiu para a localização dos envolvidos. No assalto de ontem, os suspeitos perguntaram à vítima se o carro possuía rastreador.

Sinalização será iniciada em Tubarão

A Polícia Militar de Tubarão vai iniciar na próxima semana, em conjunto com a prefeitura, a colocação das placas de sinalização para dar início à fiscalização com câmeras na cidade. Conforme o DS trouxe com exclusividade na edição de ontem, a vistoria através do videomonitoramento terá início em agosto.

Inicialmente, dez pontos serão monitorados por meio de uma central instalada na sede do Batalhão da Polícia Militar. Nos pontos definidos, serão fixadas placas sobre a fiscalização e, em seguida, será entregue um material informativo, que está em fase de produção. Logo depois, as orientações serão distribuídas, ao longo do mês de julho, em blitzes educativas, que serão feitas pela PM. 

“Quando estiver efetivado, por meio deste sistema será possível identificar infrações de trânsito, como ultrapassagens indevidas, avanços de sinal, acidentes, estacionamento em local proibido, entre outros atos que prejudicam muitas pessoas. É uma ferramenta que já existe e que agora será ainda melhor utilizada”, fala o gerente de Trânsito da prefeitura, Dionísio de Quadros, após reunião com o comando da PM de Tubarão.

Policiais palestram sobre drogas e álcool