Morre em Itajaí o ex-governador Antônio Carlos Konder Reis
Matéria via DC / Postado dia 13-06-2018

O ex-governador Antonio Carlos Konder Reis morreu no final da manhã desta terça-feira no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, aos 93 anos. Konder Reis será velado na Câmara de Vereadores de Itajaí, ainda sem horário definido, e o enterro ocorrerá no jazigo das famílias Konder e Bornhausen, no Cemitério da Fazenda.

O historiador Edison Dávilla, que era próximo do ex-governador, diz que ele estava acamado há pelo menos dois anos e vinha sofrendo um processo de enfraquecimento. Já não se movimentava ou falava, e se alimentava através de uma sonda.

Konder Reis passou o último mês internado, e no domingo foi liberado para voltar para a casa onde vivia, na Praia da Armação, em Penha. Mas teve uma piora em seu estado de saúde, e foi levado novamente ao hospital na segunda-feira.

Membro de uma linhagem de políticos itajaienses, o ex-governador era solteiro e não tinha filhos.

Antônio Carlos Konder Reis

Antonio Carlos Konder Reis foi um dos mais importantes nomes da política catarinense no século 20. Nasceu em Itajaí, em dezembro de 1924, e ingressou jovem na vida pública. Foi deputado estadual e federal, senador e governador por duas vezes, entre 1975 e 1979, e em 1995.

O ex-governador foi líder estudantil e um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN). Mais tarde, ingressaria na Aliança Renovadora Nacional (Arena). Durante a vida pública, passou pelo PDS e pelo PFL.

_ Foi um monge da vida pública _ disse nesta terça-feira Paulo Bornhausen. Seu pai, Jorge Bornhausen, era primo de Antônio Carlos Konder Reis.

 



Veja Também
Waguinho projeta duelo difícil: ‘dois times fortes’
Homem é assaltado enquanto esperava lanche

Um homem de 32 anos foi assaltado na madrugada de ontem, em Tubarão. De acordo com a Polícia Militar (PM), ele relatou que aguardava seu lanche em um estabelecimento, na avenida Pedro Zapelini, quando foi abordado por dois homens encapuzados. Com uma arma em mãos, a dupla desceu de uma caminhonete Range Rover, com placas de Capão da Canoa, do Rio Grande, e anunciou o crime. 

Eles mandaram a vítima entregar a caminhonete Hilux, o celular, o dinheiro e falaram para que corresse, caso contrário atirariam. Depois do assalto, na manhã de ontem, o carro foi recuperado. O veículo estava em Jaguaruna. 

No dia anterior, outro assalto semelhante foi registrado em Jaguaruna. O carro foi recuperado em Arroio do Silva, e três homens foram presos. O rastreador do veículo contribuiu para a localização dos envolvidos. No assalto de ontem, os suspeitos perguntaram à vítima se o carro possuía rastreador.

Sinalização será iniciada em Tubarão

A Polícia Militar de Tubarão vai iniciar na próxima semana, em conjunto com a prefeitura, a colocação das placas de sinalização para dar início à fiscalização com câmeras na cidade. Conforme o DS trouxe com exclusividade na edição de ontem, a vistoria através do videomonitoramento terá início em agosto.

Inicialmente, dez pontos serão monitorados por meio de uma central instalada na sede do Batalhão da Polícia Militar. Nos pontos definidos, serão fixadas placas sobre a fiscalização e, em seguida, será entregue um material informativo, que está em fase de produção. Logo depois, as orientações serão distribuídas, ao longo do mês de julho, em blitzes educativas, que serão feitas pela PM. 

“Quando estiver efetivado, por meio deste sistema será possível identificar infrações de trânsito, como ultrapassagens indevidas, avanços de sinal, acidentes, estacionamento em local proibido, entre outros atos que prejudicam muitas pessoas. É uma ferramenta que já existe e que agora será ainda melhor utilizada”, fala o gerente de Trânsito da prefeitura, Dionísio de Quadros, após reunião com o comando da PM de Tubarão.

Policiais palestram sobre drogas e álcool