Presença açoriana em SC é comemorada
Matéria via DS / Atualizado dia 16-04-2018

O primeiro grupo de pessoas vindas do Arquipélago dos Açores, em Portugal, chegou a Santa Catarina em 1748. Para comemorar os 270 anos dessa cultura, várias cidades, principalmente litorâneas, de todo o Estado, estão programando festividades alusivas à data. Em Imbituba, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte organiza, dentro do 19º Festival Nacional do Camarão, comemorações homenageando a cultura açoriana.

De acordo com o diretor de Cultura, Paulo Armando, durante a festa vão acontecer várias intervenções artístico-culturais, não só de grupos de Imbituba, como também das cidades vizinhas. 
“Estamos preparando toda uma programação cultural, que contará já na abertura da festa com a apresentação da tradicional Banda Municipal de Imaruí. Também se apresentarão grupos artísticos de boi de mamão, danças típicas açorianas e terno de reis, vindos das nossas cidades irmãs, como Laguna e Garopaba. 
Além disso, haverá exposição de telas em tinta óleo, que retratam os Açores e também Imbituba. A “Feira da Praça”, uma feira cultural de artesanato que acontece nas praças do município, também vai estar presente na festa do camarão, e os artesãos de Imbituba vão estar expondo seus trabalhos”, relatou Paulo.
Segundo a organização do evento, a praça de alimentação da festa vai contar todos os dias com música ao vivo de cantores conhecidos da cidade e arredores. “Vamos valorizar nossos artistas, bem como o público que vem até nossa praça saborear deliciosos pratos com camarão. O ambiente vai ser agradável e acolhedor, oportunizando assim a presença de toda a família na festa. Em comparação ao ano de 2017, teremos o dobro de restaurantes esse ano, todos com muita qualidade”, contou o organizador Henrique Francisco Melo.
O 19º “Festival Nacional do Camarão de Imbituba” acontece de 19 a 22 de abril, no Parque Municipal de Eventos, no Centro da cidade.



Veja Também
Alternativas para o Paço são pensadas
Tubarão busca primeira vitória na Liga Futsal
Suspeitos de roubo de carros de luxo são presos

Uma quadrilha suspeita de estar envolvida em roubo de caminhonetes de luxo em cidades da região Sul, entre elas Tubarão, foi presa ontem. 

A prisão aconteceu em Criciúma, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC). Ao todo, quatro pessoas foram presas durante operação. 

Conforme o delegado responsável pelo caso, Yuri Miqueluzzi, o quarteto, que faz psrte do grupo especializado em roubos de caminhonetes de luxo, vinha sendo investigado desde novembro do ano passado. A prisão aconteceu na manhã de ontem, quando foram cumpridas uma dezena de buscas em diversos bairros, em ação conjunta das Divisões de Roubos e de Homicídios.

Ao todo, mais de 50 policiais civis da região Sul participaram da operação policial. A região de Criciúma e seu entorno vinham sendo alvos reiterados de roubos de caminhonetes e outros veículos de luxo. Segundo o delegado, o grupo vinha atuando com planejamento e organização, com uso de armas de fogo e veículos de apoio.

Em razão das buscas, outros materiais foram apreendidos para auxiliar nas investigações. “Com as prisões e posterior encerramento das investigações, há uma tendência de diminuição destes delitos”, informa o delegado, e completa que não foi possível ainda precisar quantos roubos aconteceram em Tubarão.

Artilheiro Magno Alves é apresentado