Presença açoriana em SC é comemorada
Matéria via DS / Atualizado dia 16-04-2018

O primeiro grupo de pessoas vindas do Arquipélago dos Açores, em Portugal, chegou a Santa Catarina em 1748. Para comemorar os 270 anos dessa cultura, várias cidades, principalmente litorâneas, de todo o Estado, estão programando festividades alusivas à data. Em Imbituba, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte organiza, dentro do 19º Festival Nacional do Camarão, comemorações homenageando a cultura açoriana.

De acordo com o diretor de Cultura, Paulo Armando, durante a festa vão acontecer várias intervenções artístico-culturais, não só de grupos de Imbituba, como também das cidades vizinhas. 
“Estamos preparando toda uma programação cultural, que contará já na abertura da festa com a apresentação da tradicional Banda Municipal de Imaruí. Também se apresentarão grupos artísticos de boi de mamão, danças típicas açorianas e terno de reis, vindos das nossas cidades irmãs, como Laguna e Garopaba. 
Além disso, haverá exposição de telas em tinta óleo, que retratam os Açores e também Imbituba. A “Feira da Praça”, uma feira cultural de artesanato que acontece nas praças do município, também vai estar presente na festa do camarão, e os artesãos de Imbituba vão estar expondo seus trabalhos”, relatou Paulo.
Segundo a organização do evento, a praça de alimentação da festa vai contar todos os dias com música ao vivo de cantores conhecidos da cidade e arredores. “Vamos valorizar nossos artistas, bem como o público que vem até nossa praça saborear deliciosos pratos com camarão. O ambiente vai ser agradável e acolhedor, oportunizando assim a presença de toda a família na festa. Em comparação ao ano de 2017, teremos o dobro de restaurantes esse ano, todos com muita qualidade”, contou o organizador Henrique Francisco Melo.
O 19º “Festival Nacional do Camarão de Imbituba” acontece de 19 a 22 de abril, no Parque Municipal de Eventos, no Centro da cidade.



Veja Também
FCF divulga tabela completa da Copa Santa Catarina
Figueirense encerra jejum com vitória sobre o Guarani fora de casa
Caratecas conquistam 4 medalhas nos Joguinhos Abertos
Peixe: Técnico China Balbino é apresentado