Desfiles de pré-carnaval estão garantidos em Laguna
Matéria via Diário do Sul / Atualizado dia 13-01-2018

Após um período de incertezas, agora é oficial. O pré-carnaval de Laguna irá ocorrer a partir do próximo sábado, dia 20. O presidente da Liesla (Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna), João de Souza Júnior, o Dão, falou que esta é mais uma tentativa para retomar os desfiles das escolas de samba.

O evento só foi viabilizado após a prefeitura disponibilizar os recursos de R$ 200 mil para a realização da festa, incluindo toda a infraestrutura necessária. Nessa sexta-feira, os vereadores de Laguna aprovaram, em Sessão Extraordinária, o projeto de lei  que autoriza o município a fazer o repasse de R$ 200 mil à Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna. 

De acordo com Dão, as cinco escolas de samba desfilarão nos dias do pré-Carnaval, que começa no próximo sábado e segue até o dia 7 de fevereiro. Os desfiles serão divididos. No próximo sábado, três escolas desfilam e, no domingo, dia 21, as outras duas fazem sua apresentação. E assim seguirá nos demais dias do evento. 

Nos demais finais de semana, o pré-carnaval acontece de quinta a domingo, sempre a partir das 22h, saindo da rua Jerônimo Coelho, próximo à Igreja Matriz, e contornando a praça, com o encerramento em frente ao Centro Cultural.

O presidente da Liesla diz que não tinha muito interesse em realizar o pré-carnaval, mas entendeu com um evento importante para tentar trazer, no futuro, o tradicional desfile das escolas de samba ao sambódromo. “O  último desfile no sambódromo, com competição e tudo mais, foi realizado em 2013. De lá para cá, apenas desfiles menores e sem competição aconteceram. Sendo que por dois anos, em 2014 e 2015, nem pré-carnaval tivemos”, lamenta. “Vamos lutar para manter viva esta tradição e esta história”, pontua.

A Liesla integra cinco escolas de samba: Mocidade Independente, Vila Isabel, Os Democratas, Brinca quem Pode e Xavante.



Veja Também
Peixe terá duelo difícil na estreia em casa
Ladrões queimam casa após furto
Homicídio é investigado após identificação de corpo
Pais recebem orientação sobre desaparecimento

Crianças que estiverem no litoral da região, durante este final de semana, receberão pulseira de identificação e folders com dicas de prevenção sobre desaparecimento. A campanha está na segunda edição e chega neste sábado e domingo às praias de Laguna, Jaguaruna e Garopaba. Este trabalho de orientação e divulgação segue até o final da Operação Veraneio.
Uma delegacia móvel também foi disponibilizada para atender o projeto. O veículo está presente nos locais de maior fluxo de turistas e banhistas, nas sextas-feiras, sábados e domingos, cada dia em uma cidade diferente. O objetivo é alertar os pais ou responsáveis para redobrar a vigilância com seus filhos na praia, onde o índice de crianças perdidas e desaparecidas aumenta nesta época do ano.
A polícia alerta que para evitar casos de desaparecimento é preciso seguir algumas orientações, entre as quais ensinar a criança seu nome completo, nome dos seus responsáveis, seu endereço, telefone e referências. Caso a criança tenha dificuldades para memorizar, utilizar pulseiras de identificação com o nome dos pais e telefone é uma alternativa.
Além disso, outra orientação é evitar lugares muito lotados; em locais com piscinas, redobrar os cuidados. E, por fim, em caso de se perder da criança, procurar rapidamente um agente público devidamente identificado.