Liminar restringe atuação dos enfermeiros
Matéria via Notisui / Postado dia 13-10-2017

Tubarão

Os enfermeiros da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão não poderão mais requisitar exames ou aplicar testes rápidos em pacientes das unidades básicas. A restrição cumpre a decisão judicial proferida pela 20ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, em ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Dessa forma, a partir de agora, a coleta de exames, como o preventivo feminino (papanicolau), atividade para a qual as enfermeiras são habilitadas e a realização de testes rápidos, para diagnóstico de HIV, sífilis, e hepatites virais, entre outros, não poderão mais ser feitas pelo corpo de enfermagem. “Antes as enfermeiras coletavam o exame preventivo, por exemplo, e encaminhavam ao laboratório e, no caso de exames rápidos, elas têm treinamento para coletar e analisar o diagnóstico. Contudo, todos esses procedimentos que envolvem diagnóstico agora só poderão ser realizados pelos médicos”, explica o diretor-presidente da Fundação, Daisson Trevisol.

Daisson ressalta que a decisão vai trazer transtornos, no que se refere ao atendimento da população. “Essa determinação está em dissonância com o que dispõem a legislação da categoria e todas as normativas do SUS, inviabilizando o atendimento preconizado pela atenção básica”.

Enquanto a liminar estiver vigente, todos os procedimentos deverão ser realizados pelos médicos. “Eles ficarão sobrecarregados e, certamente, haverá atrasos ou acúmulo de exames e consultas”, alerta Daisson.

Mesmo contrária à decisão, a Fundação Municipal de Saúde vai cumpri-la. “Tomaremos as medidas que estiverem ao nosso alcance para que a situação seja resolvida da melhor maneira possível, inclusive formalizando manifestação junto ao Ministério da Saúde. Apoiamos os enfermeiros e pedimos a colaboração de todos os profissionais da saúde pública do município para que o atendimento da população não seja prejudicado neste momento tão delicado”, solicita Daisson.



Veja Também
Waguinho projeta duelo difícil: ‘dois times fortes’
Homem é assaltado enquanto esperava lanche

Um homem de 32 anos foi assaltado na madrugada de ontem, em Tubarão. De acordo com a Polícia Militar (PM), ele relatou que aguardava seu lanche em um estabelecimento, na avenida Pedro Zapelini, quando foi abordado por dois homens encapuzados. Com uma arma em mãos, a dupla desceu de uma caminhonete Range Rover, com placas de Capão da Canoa, do Rio Grande, e anunciou o crime. 

Eles mandaram a vítima entregar a caminhonete Hilux, o celular, o dinheiro e falaram para que corresse, caso contrário atirariam. Depois do assalto, na manhã de ontem, o carro foi recuperado. O veículo estava em Jaguaruna. 

No dia anterior, outro assalto semelhante foi registrado em Jaguaruna. O carro foi recuperado em Arroio do Silva, e três homens foram presos. O rastreador do veículo contribuiu para a localização dos envolvidos. No assalto de ontem, os suspeitos perguntaram à vítima se o carro possuía rastreador.

Sinalização será iniciada em Tubarão

A Polícia Militar de Tubarão vai iniciar na próxima semana, em conjunto com a prefeitura, a colocação das placas de sinalização para dar início à fiscalização com câmeras na cidade. Conforme o DS trouxe com exclusividade na edição de ontem, a vistoria através do videomonitoramento terá início em agosto.

Inicialmente, dez pontos serão monitorados por meio de uma central instalada na sede do Batalhão da Polícia Militar. Nos pontos definidos, serão fixadas placas sobre a fiscalização e, em seguida, será entregue um material informativo, que está em fase de produção. Logo depois, as orientações serão distribuídas, ao longo do mês de julho, em blitzes educativas, que serão feitas pela PM. 

“Quando estiver efetivado, por meio deste sistema será possível identificar infrações de trânsito, como ultrapassagens indevidas, avanços de sinal, acidentes, estacionamento em local proibido, entre outros atos que prejudicam muitas pessoas. É uma ferramenta que já existe e que agora será ainda melhor utilizada”, fala o gerente de Trânsito da prefeitura, Dionísio de Quadros, após reunião com o comando da PM de Tubarão.

Policiais palestram sobre drogas e álcool