Especial: filhos seguem mesma profissão do pai
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 12-08-2017

Ainda crianças, os irmãos Rafael e Renato Souza de Medeiros costumavam ajudar o pai, João Orlando de Medeiros, no trabalho. Com isso, João Cabeleireiro, como é conhecido em Tubarão, influenciou sem querer na escolha da profissão dos filhos, que hoje atuam na área. 

João conta que os filhos ganhavam alguns trocados, quando criança, ao ajudá-lo. “Eles me auxiliavam e hoje seguem a minha profissão, apesar de serem formados em áreas diferentes - um em administração e outro em educação física. O mais velho, Rodrigo, é ex-cabeleireiro, pois decidiu trabalhar na Celesc, mas atuou dos 17 aos 22 anos. Já Rafael e Renato continuam até hoje e gostam do que fazem, sentem amor pela profissão”, ressalta o pai, orgulhoso.

Os filhos, inclusive, aprenderam a cortar cabelo com o próprio João. “Meu pai (avô de Renato e Rafael) sempre dizia: ‘aprenda uma profissão’. Fiz cursos em São Paulo e comecei a trabalhar em barbearia. Quando meus filhos decidiram atuar na área, fui eu quem os ensinou. O engraçado é que quando crianças, eles eram meus auxiliares. Hoje esse papel se inverteu: eu sou o ajudante”, revela João.

Para o filho Rafael, a dedicação, humildade e confiança que o pai transmitia no trabalho foram os incentivos para seguirem a mesma carreira. “O que nos levou a seguir a profissão do pai foi por perceber nele a vontade de fazer o que ele gosta, com toda dedicação, humildade e principalmente a confiança e amizade que transmite aos clientes. Por isso, esse personagem do João barbeiro é tão marcante para nós, assim como para quem o conhece”, afirma.

Segundo o filho, João sempre foi e é muito conhecido na cidade. “Quando éramos pequenos, ficávamos espantados com a quantidade de gente que o conhecia. Em todo lugar, era normal ouvirmos: ‘teu pai é uma figura’ ou ‘esse é o filho do João barbeiro’. E até hoje é assim. Meu pai é uma lenda vida”, diz.

“Estou nessa profissão há 18 anos e meu irmão Renato, há 14. No início, enquanto nosso pai atendia os clientes, nós observávamos seu comportamento, a maneira de atender, seu jeito de manusear a tesoura e a navalha. Mas o incrível é como ele trata o cliente. É sempre com aquele carinho de  um amigo. Temos orgulho do pai que temos”, acrescenta Rafael.

Comércio estará aberto neste sábado até as 17h

Quem ainda não escolheu o presente para o Dia dos Pais, tem neste sábado a oportunidade de comprar com mais tempo, com o comércio de Tubarão ficando aberto das 9h às 17h. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é de aumento nas vendas em torno de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

Alguns fatores são apontados para se chegar a este percentual, mas dois estão sendo fundamentais para o otimismo dos lojistas: o Liquida Tubarão e a campanha “Meu Pai Merece”, que vai dar dez kits de ferramentas da Delupo e dez jantares do Restaurante Caçula. A campanha vai até o dia 16, próxima quarta-feira, quando acontece o sorteio pela Loteria Federal. A entrega dos prêmios será no dia seguinte, na sede da CDL, mas à noite o resultado já estará no Facebook da entidade lojista.

Para participar da campanha, a cada R$ 100,00 em compras nas lojas participantes, o cliente recebe um número da sorte e se cadastra no banner da campanha no site da CDL e passa a concorrer aos prêmios.

Além disso, atrações foram preparadas para contemplar todas as idades, fazendo do sábado um dia especial de lazer, com o oferecimento de vários serviços e atrações e, para a criançada, os brinquedos infláveis e piscina de bolinhas estarão disponibilizados, tudo gratuitamente.

Haverá corte de cabelo pelo Senac, teste de HGT e pressão arterial pela Pró Vida. Tem ainda orientações sobre saúde bucal pela Fundação Municipal de Saúde que também fará a campanha da hepatite, bem como outras atividades.

Dia dos Pais

No Brasil, o Dia dos Pais  é comemorado no segundo domingo de agosto, mas já foi celebrado fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; e na Rússia, no dia 23 de fevereiro. O dia passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos. Lá, comemoraram pela primeira vez em 19 de junho de 1910. Tal data foi escolhida a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart. Já no Brasil, o Dia dos Pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto.



Veja Também
Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 26 milhões
Carro de Braço do Norte se envolve em colisão fatal
Waguinho volta ao comando do Tubarão
Hercílio Luz empata em 1 a 1 com o Barra