Previsão é de 0°C em Tubarão amanhã
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 17-07-2017

Muitos turistas já aguardam a possível chegada da neve à serra catarinense, que pode ocorrer nesta semana – talvez hoje –, conforme a previsão do tempo da Epagri/Ciram, que anuncia uma frente fria para esta semana. Em Tubarão e região, a temperatura pode atingir 0°C na terça-feira.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil da Amurel, Anderson Martins, o órgão alerta para que as pessoas, a partir de hoje, andem agasalhadas, recolham seus animais que ficam ao ar livre e, caso desejem ir até a serra, verifiquem com os órgãos de trânsito as condições das estradas. “É preciso ficar atento à possibilidade de gelo nas pistas e, caso chova, deslizamentos, além de neblina e nevoeiro”, salienta.

A preocupação maior é com relação à mudança brusca de temperatura. Ontem, em Tubarão, os termômetros chegaram a marcar 32°C, conforme a Plantar Agronomia. Para hoje, a previsão é que a temperatura seja entre 3°C e 13°C na Cidade Azul. Para amanhã, a Epagri/Ciram aponta que a mínima pode ser 0°C e a máxima 10°C.

Nesta segunda-feira, na região da Amurel a previsão é tempo encoberto com chuva, cenário que já muda amanhã, quando a previsão aponta um dia ensolarado, condições que, mesmo com o frio intenso, devem permanecer pelo menos até quinta-feira.

Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, em São Joaquim as temperaturas devem ficar entre -5°C e 4°C nesta segunda. Em Urupema, os termômetros devem marcar -3°C.

Na quarta e quinta-feira a massa de ar seco e frio deixa o tempo estável e ensolarado em SC. A temperatura segue baixa em todo o Estado, com mínima negativa com geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto e próxima de 0°C com geada isolada no Alto e Médio Vale do Itajaí e região serrana de Florianópolis. No Litoral, o frio também será intenso, com mínima de 3°C a 6°C e chance de geada isolada.

A tendência para o período de sexta-feira até o fim do mês no Estado é de tempo seco em boa parte dos dias, mantendo-se o predomínio de sol e a ausência de chuva. A temperatura volta a subir gradativamente, com o deslocamento da massa de ar frio para o oceano. Em geral, as frentes frias estarão se deslocando na altura do Uruguai e RS durante o período, trazendo chuva para essas regiões e com pouca influência em SC.



Veja Também
Vende-se apartamento no mar grosso em Laguna
Karatê conquista medalhas no 1º dia
Sinalização permite volta de táxis em rodoviária
Semana será um pouco mais quente

Ao contrário da última semana que começou gelada em praticamente todo o Estado catarinense, nesta as temperaturas devem subir um pouco mais. Hoje, a condição é de formação de nevoeiros pela manhã, com sol no período da tarde e tempo seco, persistindo também à noite.
A temperatura sobe gradativamente em relação aos dias anteriores, porém, ainda ficará baixa no início do dia e fim da noite, principalmente no Planalto e Meio Oeste do Estado. A frente fria avança pelo oceano. Em Tubarão e região, a mínima deve ser de 7ºC, enquanto a máxima, 27ºC.
Para amanhã, quarta e quinta-feira, o tempo seco irá persistir, registrando apenas formação de nevoeiro pela manhã. Nestes dias, não há indicativo de chuva. As temperaturas, por sua vez, sofrerão maior elevação nas tardes de amanhã e quarta, chegando a 27ºC no Litoral e Extremo Oeste. Na quinta, pode sofrer leve queda.
Nestes três dias, na região, os termômetros também irão variar bastante: 12ºC a 26ºC amanhã; 14ºC a 25ºC na quarta; e 13ºC a 22ºC na quinta.
Os indicativos para os últimos dias de julho e primeira semana de agosto são de tempo seco e temperatura amena predominando no início do período, devido à influência de um sistema de alta pressão sobre o Sul do Brasil.
A partir do dia 2, os indicativos são de uma frente fria avançando pelo Estado, causando chuva em todas as regiões e posterior queda na temperatura. Queda mais acentuada na temperatura deve ocorrer no dia 6, devido a uma massa de ar frio.