Previsão é de 0°C em Tubarão amanhã
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 17-07-2017

Muitos turistas já aguardam a possível chegada da neve à serra catarinense, que pode ocorrer nesta semana – talvez hoje –, conforme a previsão do tempo da Epagri/Ciram, que anuncia uma frente fria para esta semana. Em Tubarão e região, a temperatura pode atingir 0°C na terça-feira.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil da Amurel, Anderson Martins, o órgão alerta para que as pessoas, a partir de hoje, andem agasalhadas, recolham seus animais que ficam ao ar livre e, caso desejem ir até a serra, verifiquem com os órgãos de trânsito as condições das estradas. “É preciso ficar atento à possibilidade de gelo nas pistas e, caso chova, deslizamentos, além de neblina e nevoeiro”, salienta.

A preocupação maior é com relação à mudança brusca de temperatura. Ontem, em Tubarão, os termômetros chegaram a marcar 32°C, conforme a Plantar Agronomia. Para hoje, a previsão é que a temperatura seja entre 3°C e 13°C na Cidade Azul. Para amanhã, a Epagri/Ciram aponta que a mínima pode ser 0°C e a máxima 10°C.

Nesta segunda-feira, na região da Amurel a previsão é tempo encoberto com chuva, cenário que já muda amanhã, quando a previsão aponta um dia ensolarado, condições que, mesmo com o frio intenso, devem permanecer pelo menos até quinta-feira.

Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, em São Joaquim as temperaturas devem ficar entre -5°C e 4°C nesta segunda. Em Urupema, os termômetros devem marcar -3°C.

Na quarta e quinta-feira a massa de ar seco e frio deixa o tempo estável e ensolarado em SC. A temperatura segue baixa em todo o Estado, com mínima negativa com geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto e próxima de 0°C com geada isolada no Alto e Médio Vale do Itajaí e região serrana de Florianópolis. No Litoral, o frio também será intenso, com mínima de 3°C a 6°C e chance de geada isolada.

A tendência para o período de sexta-feira até o fim do mês no Estado é de tempo seco em boa parte dos dias, mantendo-se o predomínio de sol e a ausência de chuva. A temperatura volta a subir gradativamente, com o deslocamento da massa de ar frio para o oceano. Em geral, as frentes frias estarão se deslocando na altura do Uruguai e RS durante o período, trazendo chuva para essas regiões e com pouca influência em SC.



Veja Também
Certidões de nascimento, casamento e óbito mudam a partir de hoje
Laguna: hospital passa por dificuldade financeira
Semana deve ser de tempo bom

Com sol e temperatura um pouco mais quente, a semana começou marcando 12ºC. Conforme a Epagri/Ciram, a semana também deve ser de tempo bom. 

Em geral, as máximas devem sempre se aproximar dos 30ºC, com exceção de quarta-feira, quando uma frente fria, que vai passar pela região, deve baixar um pouco a temperatura. Nesta semana deve chover apenas na tarde de terça-feira e na quarta-feira pela manhã.

Na praia, o mar é calmo nesta segunda e terça-feira, e começa a ficar agitado a partir de quarta-feira, devido ao vento sul. Importante ressaltar que, em uma previsão alongada, há boas notícias em relação à chuva. Até o dia 5 de dezembro haverá chuvas mais frequentes. Vai predominar o tempo bom, mas com pouco espaço entre os dias de chuva, o que é essencial pra manter o solo irrigado, principalmente para a agricultura.

Na região, o dia hoje deve ser de sol com muitas nuvens e termômetros variando entre 20ºC e 26ºC. Amanhã, pode ocorrer chuva, melhorando no decorrer do dia. A máxima será de 25ºC, e a mínima, de 18ºC. Na quinta-feira, o sol reaparece, com temperatura variando entre 17ºC e 26ºC.

As temperaturas também serão boas na sexta-feira, de acordo com a previsão, podendo chegar a 27ºC. A mínima neste dia deve ser de 19ºC, com sol entre algumas nuvens.

Falta recursos para evitar novos deslizamentos na Serra