Mais de 40 mil pessoas são esperadas em festival
Matéria via Diário do Sul / Postado dia 20-04-2017

Começa hoje a maior festa cultural, gastronômica e turística de Imbituba: o Festival Nacional do Camarão, que está na 18ª edição. Mais de 40 mil pessoas são esperadas em todos os dias de evento.

Com área coberta, shows gratuitos, restaurantes servindo o tradicional camarão, ações por toda a cidade, solidariedade e diversas novidades, incluindo a feira multissetorial e gastronômica, o festival segue até domingo.

Segundo o responsável pela empresa BDE, Henrique Melo, a venda dos ingressos mostra a boa aceitação do público. “Procuramos investir em conforto com a ideia de cobrir todo o evento, de fazer uma ampla praça de alimentação com mil lugares sentados e apresentações gratuitas, além das atrações nacionais, que lançam um sucesso atrás do outro. Então, o resultado não poderia ser diferente: camarotes esgotados, mais de 8 mil ingressos de pista e área VIP vendidos. O público abraçou a ideia e garantiu seu ingresso antecipado”, revela.

O empresário Ronaldo Neves dos Santos explica que esta é a mais completa estrutura já montada para o festival em toda a sua história. “O grande diferencial são mais de 5 mil m² de estrutura coberta, diversos banheiros químicos espalhados e área de cadeiras em frente ao palco, que será estendido para a apresentação dos artistas. A cobertura também se estende à feira multissetorial e gastronômica. Esta, sem dúvida, é a mais completa estrutura montada para o evento”, conta Ronaldo, que é responsável pela estrutura de tendas.

Área gastronômica

A praça de alimentação do festival tem 250 mesas, com disponibilidade para mil pessoas sentadas. O ingrediente principal de todas as cozinhas montadas no ambiente é, claro, o camarão. Além disso, a Saint Bier irá montar uma cervejaria completa e vários food trucks compõem as opções para o público.


Thiaguinho abre a primeira noite do festival com show nacional

Na primeira noite, hoje, a animação fica por conta do cantor Thiaguinho, que é sucesso em todo o Brasil. Ele traz a Imbituba a turnê “Tardezinha” e deve receber mais de 8 mil pessoas. O ex-vocalista do Exaltasamba conquistou o Brasil com sua ousadia e promete trazer a alegria para o Festival Nacional do Camarão.

Já na noite de amanhã, no feriado de Tiradentes, a animação fica por conta do animado Nego do Borel, que atualmente é dono do hit mais ouvido no Brasil. O funkeiro gravou com Wesley Safadão e Anitta, entre outros cantores, e por onde passa tem lotado as casas de shows apresentando seu último CD, “Nego Resolve”.

Os cantores sertanejos Fernando e Sorocaba comandam a noite de sábado e prometem colocar o público para dançar ao apresentar a sua turnê de dez anos. A dupla também é empresária de vários cantores nacionais e lança um sucesso atrás do outro.

Um palco alternativo será montado no centro da praça de alimentação. Uma das atrações mais aguardadas é o comediante e músico Moriel Adriano da Costa, que interpreta um autêntico manezinho, apresentando a cultura e o sotaque da Ilha com muito humor. O conhecido personagem Mané Darci se apresenta amanhã, às 20h30, no palco cultural do festival.



Veja Também
Judocas de Imbituba disputam Campeonato Brasileiro na Bahia
Projeto regulariza emprego para detentos

O governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei para regulamentar as parcerias entre Estado e empresas privadas que pretendem empregar presos dentro ou fora das unidades do sistema prisional. Na prática, estas parcerias já existem por meio dos mais de 240 convênios de trabalho firmados entre a Secretaria da Justiça e Cidadania com empresas privadas e órgãos públicos, possibilitando o emprego de detentos em atividades laborais.

Pela Lei de Execuções Penais (LEP) as empresas ficam obrigadas a pagar um salário mínimo. Entretanto, ficam dispensadas do pagamento de décimo terceiro, FGTS, INSS e aviso prévio, bem como alguns impostos e outros benefícios trabalhistas previstos na CLT.

Jovem de 21 é morto com dois tiros

O quarto homicídio do ano em Laguna, o segundo em menos de 15 dias, foi registrado na madrugada de sexta-feira. Altair Mitério, 21 anos, foi baleado nas costas com dois disparos. O assassinato aconteceu na rua Leoberto Leal, bairro Progresso. O jovem chegou a ser socorrido e morreu no hospital.

De acordo com a polícia, o jovem foi alvejado na noite de quinta-feira, mas veio a falecer durante a madrugada. De acordo com o delegado da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Laguna, Rubem Tomé, pelo menos seis disparos foram efetuados, sendo que quatro deles acertaram portões de duas casas.

“Ontem [sexta-feira] realizamos perícia no local, junto com o Instituto Geral de Perícias (IGP). Ainda não há informações de suspeitos e seguimos com as investigações”, informa o delegado. A vítima tem pelo menos 30 passagens pela polícia por tentativa de homicídio, furto, posse e tráfico de drogas e violação de domicílio, além de ter sofrido uma tentativa de homicídio em junho de 2013.

Investigação aponta para crime ligado ao tráfico

Sobre a motivação do assassinato, Rubem destaca que pode estar ligado ao tráfico de drogas. “Como também há outras vertentes, tendo em vista que ele possui várias passagens pela polícia”, informa o delegado. Com a morte do jovem, sobe para 13 o número de assassinatos registrados na região da Amurel este ano. Tubarão e Laguna têm quatro assassinatos, seguidos de Imbituba, com duas mortes. Garopaba, Capivari de Baixo e Braço do Norte tiveram um homicídio cada.

Food Park ocorre na Arena Multiuso

Neste fim de semana ocorre, no estacionamento da Arena Multiuso, o evento Food Park. O encontro de chefs de rua vai apresentar ao público diversas opções da gastronomia sobre rodas.

A praça de alimentação vai contar com 12 food trucks, que oferecerão delícias como hambúrguer, cachorro-quente, comida mexicana, milk-shake, churros, brigadeiros e muito mais.

Além da variada opção gastronômica, a Arena Multiuso vai ser palco de diversas atrações culturais e esportivas, voltadas para toda a família. Campeonatos de skate, festival de música autoral, campeonato de escolinhas de esporte, partida de futsal, apresentação de participantes do “The Voice” e outras programações ocorrem com entrada franca.

No sábado e no domingo, o evento ocorre das 11h às 22h.