Farol de Santa Marta completa 128 anos
Matéria via DS / Atualizado dia 12-06-2019

Com 25 metros de altura sobre um morro próximo ao oceano, o Farol de Santa Marta, em Laguna, completou ontem 128 anos de sua fundação. 

Podendo ser visto a 34 quilômetros a olho nu, é considerado um dos maiores das Américas em alcance de foco de luz.

A obra centenária atrai olhares e marca a história da cidade de Laguna. Construído por franceses em 1891, o farol auxilia a navegação de embarcações, que, por meio de equipamentos, podem vê-lo a até 91 quilômetros de distância. Em sua construção, foram utilizados barro, areia, pedras e óleo de baleia.

Além do farol e da capela localizada ao seu lado, próximo à Prainha existem enormes sambaquis, sítios arqueológicos que as populações pré-históricas usavam como depósito de resíduos. As principais praias do Farol de Santa Marta são: praia do Cardoso, da Cigana, do Farol (ou Prainha), Teresa, Galheta, Ipuã e Gravatá.

“O farol tem um carisma e marca a história da nossa cidade. Além das belezas naturais, dos sambaquis e de toda a história indígena vivida neste local, o Farol é considerado referência em terra para os pescadores”, afirma o secretário de Turismo, Evandro Carneiro Flora.



Veja Também
Veja como fica o tempo em Santa Catarina neste fim de semana
Bombeiros voluntários de SC têm recursos garantidos, mas valor abaixo do pedido
Justiça absolve autor de facada em Bolsonaro e determina internação
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 115 milhões