Ex-detento é destaque em concurso de redação
Matéria via DS / Postado dia 05-12-2018

Um ex-detento do Presídio Regional Masculino de Tubarão conquistou o primeiro lugar, dentro de sua categoria, no 4º Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União. O tema deste ano foi “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça”. 

Podiam participar do concurso alunos do ensino fundamental e médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA); adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação e adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais, desde que devidamente matriculados em escola da rede pública ou de ensino técnico, bem como todos os internos das 
penitenciárias federais.

Entre os adultos presos estava o detento de Tubarão, de 37 anos, que atualmente já está em liberdade. Quando estava detido, participava do projeto de leitura realizado na unidade prisional. Com orientação dos professores do Centro Educacional de Jovens e Adultos (Ceja) e da coordenadora pedagógica Marta Rosi Pereira Scremin, ele inscreveu-se no concurso como aluno em regime prisional. 

O reeducando teve sua redação reconhecida pela comissão julgadora, garantindo o primeiro lugar no concurso dentro de sua categoria. O ex-detento receberá um tablet da Defensoria Pública da União como prêmio pelo primeiro lugar no Estado de Santa Catarina e uma medalha de honra ao mérito. Em segundo lugar ficou um detento de Itajaí; e em terceiro, um preso de São Cristovão do Sul.


Direitos e cidadania

O concurso tem como objetivo despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, com incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais da rede pública de ensino, das unidades prisionais e do sistema socioeducativo. E o tema deste ano foi escolhido para celebrar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948.



Veja Também
Jogador concorre a prêmio internacional
Atletas de Tubarão se destacam em corrida
Sorteio da Copa do Brasil será amanhã
Trem de Natal chega a Cidade Azul hoje