Fonte da Carioca está em manutenção
Matéria via Diário Do Sul / Postado dia 09-11-2018

Desde quarta-feira, a Fonte da Carioca, em Laguna, está fechada para limpeza e conservação. A estrutura, construída em 1863, estava há quase nove anos sem manutenção. Ainda não há previsão de reabertura.

A Secretaria de Obras irá realizar a limpeza externa do local, como retiradas de folhas, galhos e demais sujeiras. O governo municipal já iniciou os trâmites para a contratação de uma empresa especializada na limpeza interna dos canos e maquinários.

Segundo a Fundação Lagunense de Meio Ambiente, uma análise da água apontou sólidos dissolvidos, e esse material seria de vegetação. Por conta disso, o órgão explica que o pH da água apresentou variações que foram consideradas fora do padrão para o consumo.

Conforme o presidente da fundação, Patrick de Souza, a água não chega a ser imprópria, uma vez que não foram detectados coliformes fecais.

A água da fonte é mineral, fato comprovado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (Dnpm). Além de ponto turístico, a fonte é utilizada por moradores e turistas que visitam a cidade, que costumam ir até as bicas para buscar água.

Um novo laudo será feito para verificar as características da água com a manutenção. A intenção é realizar com maior frequência testes de potabilidade da água. A expectativa é abrir novamente as torneiras da fonte o mais breve possível.

 

Sobre a Fonte da Carioca

O espaço foi revitalizado em 2010. Houve a troca do encanamento, que leva a água da nascente até as torneiras, por material em inox. As torneiras também são do mesmo material. A água da Fonte da Carioca se forma através da infiltração do líquido da chuva, que penetra na terra até encontrar uma rocha. Não conseguindo penetrar, a água retorna para a superfície em formas de vertentes, a água tem algumas características por ter recebido nutrientes ao passar pelas faixas de terra e rochas. Este processo demora anos para acontecer. O solo nas proximidades da vertente deve ser constantemente limpo para não ser contaminado e influenciar na pureza da água. Laguna é uma das únicas cidades do Sul do Estado com fonte de água. Testes realizados por geólogos em 2010 diagnosticaram que a fonte produz 3.535 mil litros por hora, isso representa 2.542.200 litros por mês.



Veja Também
Porto de Imbituba teve 16% de crescimento em 2018
Caratecas participam de prova
Copinha pode ter mais times de SC
Tráfico perto de escolas é alvo de operação

Desde quarta-feira, a Fonte da Carioca, em Laguna, está fechada para limpeza e conservação. A estrutura, construída em 1863, estava há quase nove anos sem manutenção. Ainda não há previsão de reabertura.

A Secretaria de Obras irá realizar a limpeza externa do local, como retiradas de folhas, galhos e demais sujeiras. O governo municipal já iniciou os trâmites para a contratação de uma empresa especializada na limpeza interna dos

leia mais ...