Cirurgias de endometriose são realizadas
Matéria via DS / Atualizado dia 11-10-2018

Três casos complexos de pacientes com endometriose em Tubarão podem ter chegado ao fim. No fim de semana, três mulheres, portadoras da doença, com diferentes idades e acometimentos, passaram por laparoscopias com o ginecologista paranaense William Kondo. Além do especialista, os médicos da Clínica Pró-Vida Leandro Gugel, Gustavo Botega de Souza, Ângela Bergamo e demais profissionais do Hospital Socimed também participaram das cirurgias. 

Os trabalhos foram realizados na unidade hospitalar e levaram, em média, quatro horas cada procedimento, tempo necessário para cumprir todos os objetivos assumidos pelo grupo.

“Trabalhamos com dois casos de endometriose profunda, com acometimento de vias urinárias, de intestino, lesões ovariana e uterina, sendo uma das pacientes com infertilidade associada, explica o dr. William. 

A terceira paciente tinha o diagnóstico de prolapso de cúpula vaginal, “e foi usada a técnica de sacropexia, ou seja, a fixação da cúpula vaginal no sacro (coluna), considerada padrão-ouro para a correção deste problema”, explica o médico.

O cirurgião ginecológico Leandro Gugel destaca que, para realizar esses procedimentos, são necessárias equipes multidisciplinares entrosadas, conhecedoras das técnicas e especialistas na área da endometriose. “Esses tipos de cirurgia requerem longa preparação por parte da equipe, iniciando com o correto diagnóstico até o devido tratamento. A endometriose causa, na paciente, dores por um longo período de sua vida, com diagnóstico levando até sete anos, e muitas vezes com infertilidade associada”.

 

Melhora na qualidade de vida

Para o proctologista Gustavo Botega de Souza, fazer parte do grupo é muito importante para contribuir com a melhoria na vida de mulheres, que muitas vezes sofrem com constantes dores e também por não conseguirem engravidar. “O tratamento minimamente invasivo desta patologia exige um grande treinamento e propicia um breve retorno da função laboral e reprodutiva da mulher. Trazer grandes especialistas com renome nacional só reforça a busca constante da equipe por novos conhecimentos e troca de experiências”, completa.



Veja Também
Jogador concorre a prêmio internacional
Atletas de Tubarão se destacam em corrida
Sorteio da Copa do Brasil será amanhã
Trem de Natal chega a Cidade Azul hoje