TODAS AS NOTÍCIAS
Gravatal comemora medalhas no JASC
Com cinco gols em dois jogos, Conrado comemora fase do Leão
Gravatal comemora medalhas no JASC
Candidatos do PT apresentam propostas na CDL
Copa SC: Tubarão busca primeira vitória
Internos do Abrigo dos Velhinhos vão passear de carros antigos neste sábado

O sábado será de nostalgia e momentos de muita alegria para os idosos do Abrigo dos Velhinhos. O Clube dos Carros Antigos de Tubarão proporcionará a eles um dia diferente e cheio de emoção. Logo cedo aproximadamente 20 carros com os integrantes do clube irão ao Abrigo buscar os internos para um passeio pela cidade a bordo dos veículos que eles tanto viram em tempos passados.

De acordo com Nivaldo Back, um dos integrantes do Clube dos Carros Antigos, a ideia é valorizar estas pessoas que merecem tanto carinho e respeito. “Vamos pegá-los no Abrigo e levá-los para um passeio, em carreata, que passará pelo bairro de Oficinas e pelo Centro da cidade, até as proximidades do Farol Shopping. Estamos muito felizes em proporcionar um dia diferente e feliz para eles e, com certeza, para nós também”, comenta.

Para a presidente do Abrigo dos Velhinhos, Schirlei Mendonça, este passeio marcará o mês do idoso, que é comemorado agora em setembro, e também os 56 anos do Abrigo, completados no último dia 15. Também serve para mostrar a importância da valorização do idoso. “Este ato de amor e solidariedade que estamos recebendo deste grupo nos enche de motivação. Ver nossos velhinhos felizes, passeando, vivenciando momentos especiais faz toda a diferença”, afirma.

Após o passeio, todos participarão de um almoço na instituição, feito por um dos integrantes do clube. O Abrigo dos Velhinhos tem hoje 50 internos, com idades que variam de 60 a 97 anos. “Ele é aberto para todos os que quiserem doar um pouco do seu tempo para uma visita. Todos ficam muito felizes”, completa Schirlei.

Somente castrações agendadas são feitas no Centro de Zoonoses

A dona de casa Michele Ouriques, de Tubarão, é dona de dois cães que ela retirou das ruas. Um deles já foi castrado, mas o segundo está à espera da castração gratuita, já que ela afirma não possuir recursos para arcar com uma castração particular. 

“Me preocupo não só com a castração do meu cachorro, mas com a quantidade de cães de rua na cidade. Se não forem castrados irão se proliferar ainda mais”, comenta. 

De acordo com Gabriela Nunes Martins, coordenadora de Vigilância em Saúde de Tubarão,  o Centro de Zoonoses conta atualmente com apenas um veterinário, que não consegue atender toda a demanda. “Estamos castrando os que já estavam agendados, e não estamos mais agendando. Por enquanto só estamos atendendo emergências e também os animais de rua e no cio. Vamos mudar a metodologia de agendamento, porque recebemos muitas pessoas de fora da cidade também e ainda algumas que teriam condições de pagar, o que acaba prejudicando quem não tem”, comenta.

Já foi aberto o chamado para um novo profissional e, segundo Gabriela, a partir do momento que vier um novo veterinário e que os agendamentos forem restabelecidos, desta vez na Central do Cidadão, os atendimentos conseguirão ser mais efetivos. 

As castrações são gratuitas, mas Gabriela frisa que o Centro de Zoonoses não tem apenas esta atribuição. “Na realidade, o órgão tem como objetivo principal o controle de doenças em animais, bem como populacional deles, de modo a evitar a proliferação de doenças e preservar a saúde da população”, diz. “Temos hoje no Centro de Zoonoses animais machucados ou que precisam de alguma intervenção cirúrgica. É importante destacar também que não somos um canil”, diz.

Gabriela comenta que a prefeitura tem a intenção de buscar parcerias com instituições para poder atender a um número maior de animais. Mesmo com a agenda fechada, ela diz que quem precisar castrar seu animal pode entrar em contato com o Centro de Zoonoses, onde serão dadas todas as orientações.


Outros municípios

A Secretaria de Agricultura de Braço do Norte trabalha desde novembro do ano passado em um projeto de castração e microchipagem de cães e gatos. O programa acontece com a parceria da Unibave e já realizou o serviço em 171 cães e 19 gatos. Outros 146 cães e 46 gatos estão na lista para castração no município. O projeto prioriza pessoas de baixa renda da cidade. Em Imbituba, desde o início do ano, a Vigilância em Saúde também está realizando a castração de cães e gatos de rua. O programa prevê a castração, total, de 400 animais até o fim do ano.

HNSC faz cirurgia com coração de pacientes sem batimentos
Primavera começa neste sábado
Região apresenta saldo positivo de empregos
Imbituba sedia campeonato de surfe

A Praia da Vila, em Imbituba, que é conhecida por ter uma das melhores ondas do país, será sede de um dos campeonatos de surfe mais disputados do Sul do Brasil. O The Legends desembarca na cidade neste fim de semana.

Entre amanhã, sábado e domingo, surfistas que fizeram história em Santa Catarina estarão presentes no evento. Nomes como Saulo Lyra, Álvaro Bacana, Marco Polo, Raphael Becker, Evandro dos Santos, Júnior Maciel, David Husadel e Rubens Farias são esperados para a disputa em Imbituba.

 “Com certeza será mais uma grande competição. A previsão é de que as ondas estejam muito boas, o que já faz parte da tradição da Praia da Vila. Com certeza, será mais um grande espetáculo do esporte”, comenta Fred Leite, organizador do evento.

 O campeonato faz parte da programação da Semana da Baleia Franca, que é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Turístico e Econômico de Imbituba (Sedetur). Quem tiver interesse em participar da competição deverá entrar em contato com a Federação Catarinense de Surf, pelo telefone (48) 3024-2294, ou pelo endereço eletrônico fecasurf@fecasurf.com.br.

Hercílio quer aproveitar semana para corrigir erros